• Tauana Lelis

O cuidado na gestão de pessoas por meio da gamificação


Nós como RH somos responsáveis pelo cuidado do ser humano e da produtividade dessas pessoas. Somos nós que determinamos a cultura em uma empresa e a reforçamos com nossas ações, somos responsáveis por toda a experiência .



Nós como RH temos a missão de cuidar de cada uma das pessoas que trabalham nas empresas.


Uma das ferramentas que temos disponíveis para isso é a gamificação. Segundo a TalentLMS, 88% das pessoas disseram que gamificação as fazem mais felizes no trabalho e uma pesquisa da Review 42, 72% disseram que gamificação as motiva a trabalhar duro. Isso é cuidar de cada pessoa e da saúde da empresa.


O que é gamificação?


Gamificação é a utilização de elementos de games em coisas que não são games. Simples assim.

“Imagine se você pudesse pegar todos os elementos motivadores divertidos e viciantes de um jogo e combiná-los com atividades produtivas no mundo real, como aprender um novo idioma, tocar um novo instrumento, fazer seu trabalho, criar um produto melhor. Não seria incrível? Esse é o core da gamificação” Yu-Kai Chou (tradução livre)


A jornada do colaborador


Quando falamos da jornada das pessoas na empresa, nos apropriamos das metodologias de Customer Journey (UX) e ao mapear a jornada completa notamos que ela começa quando nasce a vontade de trabalhar naquela empresa. Seja pela indicação de uma pessoa, anúncio em um site de vagas ou até mesmo no momento do Hunting, a experiência deve ser levada em consideração desde esse momento até o Offboarding.


Em todos esses momentos é preciso pensar atentamente e desenhar uma solução engajadora para toda a gente.


Idealmente todo esse processo deve ser homogêneo e pensado de forma única e engajadora (como em um jogo de RPG em que você recebe um chamado para mudar o mundo, melhora as suas habilidades, ajuda pessoas, completa desafios até o momento em que você finaliza o game). Mas sabemos que nem sempre é possível atualizar todo o processo de uma vez, porém cada passo dado são experiências marcantes geradas e pessoas mais engajadas. O importante nesse momento, é dar o primeiro passo.


Nos próximos posts vamos entrar em detalhes e exemplos de como utilizar gamificação em cada etapa da jornada.



30 views