• Team Upp

Radar EX 2020: Os efeitos da pandemia no trabalho, nível de digitalização e maiores desafios do ano

Updated: Mar 15

Qual é o nível de digitalização do seu RH? Quais transformações ocorreram na sua empresa durante a pandemia?



2020 foi um ano de novos desafios, de repensar estratégias e redesenhar processos.

Quando olhamos para as empresas que melhor desempenharam nesse novo contexto, podemos ver algo em comum: a priorização da experiência do colaborador como estratégia fundamental para o crescimento.


Nesse cenário global em que as transformações causadas pela COVID-19 se instauraram em velocidade ímpar, a equipe da Team Upp liderou o primeiro

Benchmark Brasil de EX, que abordou mais de uma centena das principais lideranças

nacionais para entender o que elas pensam sobre as dificuldades oriundas dessas

novas mudanças. Todas as empresas abordadas apontaram que,


em um cenário de transformações severas e incertas, é fundamental consolidar práticas que possibilitem ou otimizem a escuta, o entrosamento e a integração dos colaboradores em todos os níveis da corporação.

O que foi averiguado é que esse entrave está presente quando se percebe a ausência do casamento de estratégias distintas para a atração e onboarding. Notou-se que poder contar com ferramentas tecnológicas é crucial na hora da atração.


Mais de 85% das empresas disseram já contar ou estar em fase de implementação de recrutamento totalmente digitalizado.

Estamos falando de novas experiências de trabalho, onde novos formatos tomam

vida e se consolidam como práticas viáveis. Mais do que isso, o que têm se percebido

é que o formato do trabalho tem se transformado e isso não pode ser ignorado.

Pensar em adaptações, durante o período de COVID-19, trouxe também um entendimento sobre como o trabalho e o cumprimento de tarefas pode se organizar.


Apenas 7% das empresas líderes entrevistadas nesse estudo não apresentaram qualquer estratégia para home office, e 65% se adaptaram rapidamente para consolidá-la durante esse período.

O que esses dados nos mostram é que adaptação rápida conciliada a pensar a experiência do colaborador é um processo de engajamento da corporação

a persona que integra seu time. Esse processo tem se mostrado imprescindível para

a sobrevivência e crescimento em períodos adversos.


Radar 2020 - Um documento com os principais dados coletados no benchmark


Em frente a esse cenário, mais do que nunca, é preciso cuidar das pessoas e trazer um RH ágil, munido de dados e parceiro do negócio.

Pensando nisso, a Team Upp resolveu criar um radar com os principais desafios, novas iniciativas, ferramentas utilizadas e principais mudanças no campo de Experiência do Colaborador das empresas em 2020, coletados no Benchmark Brasil de Employee Experience, realizado com 153 empresas brasileiras.





#EmployeeExperience #Blog #BlogEmployeeExperience #EX #ExperienciaDoColaborador #RadarEX2020 #Radar #Dados #Pandemia #Covid19 #Coronavirus #HomeOffice #TrabalhoRemoto #EmployeeCentric #Jornadadocolaborador #jornadadofuncionário #RecursosHumanos #RH #HumanResorces #HR #BlogRH #BlogDeRH #Benchmark #Recrutamento #Seleção #Benefícios #RHÁgil #Agile