• Sofia Imad

Vantagens da Gamificação

"Por que devo aplicar a gamificação na minha empresa?". Aqui a gente conta para você.


Implementar inovações na empresa é uma ótima forma de aumentar os resultados. A inovação é capaz de explorar novas soluções e oportunidades no mercado, auxiliando na evolução necessária da organização.


Uma das metodologias inovadores é a gamificação. Por conta da quarentena imposta pela pandemia da Covid-19, as empresas tiveram que reinventar seus processos para torná-los mais atraentes e eficazes aos seus colaboradores e viram na gamificação essas características.


Para aqueles que ainda não sabem, a gamificação empresarial é o uso de mecanismos e elementos dos jogos em outros contextos para alcançar resultados e objetivos específicos. Uma ação de gamificação não necessariamente utiliza apenas jogos corporativos em si, ela também pode adotar atributos como storytelling, regras, desafio, ranking e premiação para motivar o público-alvo.


Mas se você ainda não ficou impressionado, listamos algumas vantagens da implementação da gamificação no ambiente empresarial:


1. Uso em muitos processos.

A gamificação pode ser usada em diversas áreas, como: recrutamento, onboarding, treinamento corporativo, comunicação interna e até as tarefas do dia a dia.


2. Aumento da motivação e engajamento.

Os games são atividades que, por si só, despertam a motivação das pessoas e a gamificação usa essa tendência natural nos processos da organização.


3. Melhora o clima interno.

Por proporcionar atividades lúdicas, a gamificação contribui para reduzir o estresse e tornar o ambiente mais descontraído, colaborando para manter um clima mais saudável e harmônico entre os funcionários.


4. Uso em capacitação técnica e desenvolvimento pessoal.

A gamificação pode ser adotada tanto para melhorar questões técnicas, quanto para aprimorar as competências sociais. Os games têm a capacidade de despertar habilidades como o trabalho em grupo, senso de liderança e respeito às regras, por exemplo.


5. Feedback constante.

Os jogos proporcionam feedbacks constantes para os colaboradores. Por meio das pontuações e desafios, o funcionário sabe seus pontos fortes e aqueles que ainda podem melhorar.


6. Combinação com outras estratégias.

A gamificação é flexível e pode ajudar a melhorar o desempenho de outras ferramentas já adotadas na realidade da empresa.


Quer conhecer mais? Entre em contato com a gente e descubra as formas de gamificar os processos da sua empresa. Afinal, todos nós já sabemos que o trabalho pode ser interativo, humano e divertido.

8 views